Umberto Eco; Eco, Umberto

Umberto Eco; Eco, Umberto

Author Overview

Umberto Eco (1932-2016) foi um escritor, professor e filósofo italiano, autor do romance “O Nome da Rosa”, um dos maiores sucessos literários do século XX.

Umberto Eco (1932-2016) nasceu em Alexandria, Piemonte, Itália, no dia 5 de janeiro de 1932. Filho de Giulio Eco e Giovanna Eco estudou Filosofia e Literatura na Universidade de Turim, onde mais tarde tornou-se professor. Ainda estudante, deixou de acreditar em Deus – um dos pilares de sua educação – e abandonou a religião.

Começou a carreira de filósofo com a ajuda de Luigi Pareyson. Seus primeiros trabalhos foram dedicados ao estudo da estética medieval, especialmente sobre os textos de São Tomás de Aquino. Escreveu “Il Problema Estetico de San Tommaso”.

Umberto Eco foi considerado um dos expoentes da nova narrativa italiana, iniciada por Ítalo Calvino (1923-1985). Exerceu grande influência sobre os meios intelectuais ao estudar os fenômenos de comunicação ligados à cultura de massas, como histórias em quadrinhos, telenovelas e cartazes publicitários.

 

Umberto Eco faleceu em Milão, Itália, no dia 19 de fevereiro de 2016.

Deixar um comentário